Notícias
Julgados sobre adoção à brasileira buscam preservar o melhor interesse da criança
Apesar da existência da legislação que resguarda adotandos e adotantes, muitas famílias ainda recorrem à chamada “adoção à brasileira”, que consiste na entrega de crianças, pelos pais biológicos, para que outras pessoas possam criá-las, à margem das exigências legais. Saiba mais o tema neste artigo publico do portal do STJ.
- 4 de fevereiro de 2018 -
Dança da solidão: um verdadeiro absurdo acontece nas Varas de adoção deste país
Artigo da juíza de direito do TJ-RJ Cristiana Cordeiro publicado originalmente em http://justificando.cartacapital.com.br.
- 16 de janeiro de 2018 -
Temer sanciona com vetos lei que cria novas regras para facilitar adoção
O presidente Michel Temer sancionou com vetos a lei que cria novas regras para acelerar adoções no Brasil. O texto foi publicado na edição desta quinta-feira (23) do Diário Oficial da União.
- 23 de novembro de 2017 -
A flexibilização da idade mínima para realizar uma adoção
Artigo comenta mudança de entendimento sobre dispositivo no Estatuto da Criança e do Adolescente que estipula uma diferença mínima de 16 anos de idade entre adotante e adotando.
- 01 de novembro de 2017 -
Dia das Crianças e mais de 47 mil esquecidas em abrigos: o que temos a comemorar?
A presidente da Comissão de Adoção do IBDFAM, Silvana do Monte Moreira, comenta sobre a situação de mais de 47 mil crianças e adolescentes estão em abrigos brasileiros à espera da chance de ter uma família.
- 11 de outubro de 2017 -
Anulação do registro civil não exclui filha adotiva de herança, decide TJCE
Mulher, adotada quando criança por um casal, deverá receber o patrimônio deixado pelo pai mesmo após o registro civil ter sido anulado e de ter sido excluída do benefício por não ser filha biológica.
- 04 de outubro de 2017 -
Adoção póstuma é possível mesmo com morte do adotante antes de iniciado processo de adoção
É possível a adoção póstuma mesmo que o adotante morra antes de iniciado o processo de adoção, em situações excepcionais, quando ficar demonstrada a inequívoca vontade de adotar, diante da longa relação de afetividade.
- 13 de setembro de 2017 -
STJ mantém com casal homoafetivo guarda de bebê encontrado em caixa de papelão
A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça assegurou que um casal que convive em união homoafetiva há 12 anos permanecesse com a guarda de um bebê de dez meses. O colegiado concluiu que os companheiros reúnem as condições necessárias para cuidar da criança até que seja finalizado o processo regular de adoção.
- 12 de setembro de 2017 -
Pouco convívio com adotantes irregulares não autoriza adoção à brasileira
Ao analisar um caso de adoção irregular – a chamada adoção à brasileira –, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinou que uma criança de um ano de idade seja recolhida em abrigo, por entender que a medida atende melhor ao seu interesse.
- 22 de agosto de 2017 -